11 - O conflito árabe-israelense
Autor: Aldy Mello
 
O conflito israelo-palestino faz paste do conflito árabe-israelenses que é uma luta armada entre israelenses e palestinos. Tem suas raízes antigas, desde quando os judeus de várias partes da Europa começaram a migrar para a região, onde já se encontravam os palestinos formados pelo povo árabe. Tudo começou com o projeto sionismo que trouxe os judeus para a Palestina com o objetivo de criar um Estado Judeu.

Em termos modernos, parece ter começado em 19l7, durante a primeira guerra mundial, quando o Reino Unido recebeu da Liga das Nações a incumbência da administração da Palestina.  À proporção que o mandato britânico ia terminando, foi declarado um plano de partilha que recomendava a fixação de uma linha verde na região, sendo uma parte para os judeus e outra parte para os palestinos.  Jerusalém seria um território internacional, dirigido pelas Nações Unidas de 1947. Tudo isso foi fixado na Declaração de Balfour que dizia que o governo de Sua Majestade  encarava favoravelmente  na Palestina o estabelecimento de um lar  nacional para o povo judeu.

Em 1919, os judeus declararam que não tinham a intenção de consultar os donos da terra, os palestinos, sobre seus objetivos, contrariando a Declaração de Balfour que prometia não prejudicar direitos civis e religiosos do povo palestino. Os árabes reagiram a tal comportamento dos judeus. O período de 1918 até 1948 foi de desavenças entre os dois povos e as tensões aumentaram dando lugar a episódios de violência entre judeus e árabes.

O plano da linha verde não vingou devido a guerra que eclodiu em 1948, quando então os britânicos se retiraram da Palestina e Israel declarou a sua independência, nascendo o Estado de Israel, ficando decidido que Jerusalém seria a sua capital.

Com a criação do Estado de Israel, em 1948, os estados árabes também declararam o propósito de criar o Estado da Palestina. A Jordânia, o Egito, a Síria, o Líbano e o Iraque invadiram a Palestina, quando foram criadas as  chamadas áreas ocupadas da Cisjordânia, Faixa de Gaza e Colinas de Golã, tomadas depois por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Embora tenha ocorrido um grande êxodo de palestinos das regiões, eles se uniram e criaram várias organizações visando criar o povo palestino, passando a exigir de Israel o retorno de suas terras. Nasciam aí os campos de refugiados em Israel. Em 1964, os palestinos criaram  a Organização para a Libertação da Palestina -  OLP , cujo lema é:  “a luta armada como única forma de libertar a pátria.” A OLP nasceu em 1964, face ao fracasso dos estados árabes na solução do conflito.

Várias têm sido as tentativas de Paz no Oriente Médio, mas também muitos foram os tropeços que impediram essa tão buscada paz naquela região. De 1967 a 1993, ocorreram a Guerra do Líbano e a Guerra do Golfo; de 1994 a 2000, registrou-se o Acordo de Oslo, na Noruega, mediado pelo presidente Bil Clinton, quando foi instituída a Autoridade Palestina sob o comando de Yasser Arafat; em 1995, Yitzhak Rabin foi assassinado; em 2000, ocorreu  o massacre de Jerusalém, com a morte de 3.396 palestinos e 994  israelenses; em 2004, a morte de Yasser Arafat; em 2006, o Hamas é eleito democraticamente  e  obtém a maioria das cadeiras no Parlamento Palestino.

Enquanto a Paz não vem, os israelenses constroem o Muro da Cisjordânia.
É um muro que separa Israel da Cisjordânia, construído pelo governo  israelense. Apenas uma parte coincide com a linha verde, a maior parte invade o território jordaniano. Extensão: 350 km e seu custo é de USD 1 bilhão.  Dizem os estudiosos que os israelenses pretendem com o muro da Cisjordânia a judaização de Jerusalém.

Na próxima, iremos a Moscou.
 
 
Este espaço é dedicado a você cliente AGETUR que possui alguma história ou momento marcante em alguma de suas viagens pela nossa Agência. Faça sua descritiva abaixo, em breve publicaremos seu depoimento.

Nome e Sobrenome: (*)
E-mail: (*)
Sua História (*)
 
 
com ABREU o mundo é seu
         


Sobre a AGETUR
Pacotes Turísticos
Dicas de Viagens
Diário de Bordo


Av. Colares Moreira, 10 - Multiempresarial São Luís
Loja 11 e Sala 415 - Renascença II - Cep: 65.075-441
São Luís-Maranhão/Brasil


Email: agetur@elo.com.br




skype - agetur
Visite nosso blog
       

©2010. AGETUR. Agência de Viagens e Turismo.
Todos os direitos reservados.


Grupoidesign


visite nosso you tube